Os Porcos podem Jogar Videogame?

 

Estudo mostra que porcos podem ser treinados para jogar videogame

fotos da web



Até parece uma daquelas coisas que só vemos em desenhos animados, mas acredite se quiseres não é nenhuma destas brincadeiras de desenhos animados, aconteceu realmente.

Você pode pensar que os porcos são bastante inúteis quando se trata de jogos, mas alguns desses animais de fazenda foram treinados para usar um joystick e jogar algo semelhante a uma versão simples de Pong.

 Há muito se sabe que os porcos são mais inteligentes do que se supõe. Eles são tão espertos que pesquisadores da Purdue University em Indiana treinaram quatro dos porkers para manipular um joystick com seus focinhos para controlar o que está acontecendo em um monitor, recebendo recompensas por tarefas específicas.

Um artigo na revista Frontiers in Psychology explica como os porcos tinham que mover um cursor pela tela, com o objetivo de colidir com uma das quatro paredes. Se bem-sucedido, um barulho soa e o porco recebe uma recompensa. Quanto mais sucesso o porco tivesse no jogo, menos o número de paredes apareceria.

Como os porcos tinham visão de longe, as telas tinham de ser colocadas a uma distância onde os animais pudessem ver os alvos, e usar seus focinhos significava alternar continuamente entre olhar para a tela e olhar para o joystick. Apesar desses problemas, os suínos tiveram um desempenho impressionante.

 Dois porcos de Yorkshire com três meses de idade, Hamlett e Omelette, tiveram mais sucesso com duas paredes ou uma única parede no jogo, menos quando havia três paredes. Como esta raça cresce rápido, eles se tornam grandes demais para suportar sessões inteiras após 12 semanas de treinamento.

Ebony e Ivory, micro porcos Panepinto machos de dois anos de idade, se saíram melhor quando confrontados com três paredes em vez de uma.


VEJA TAMBÉM: Os Cientistas Africanos Que Você Não Sabia


“O fato de os porcos terem alcançado o nível de sucesso que alcançaram em uma tarefa que estava significativamente fora de seu quadro normal de referência é em si mesmo notável e indicativo de sua flexibilidade comportamental e cognitiva”, escrevem os pesquisadores.

Parece que o incentivo do treinador dos porcos foi tão importante, senão mais, do que os petiscos, que soam muito parecidos com os de um cão.

A equipe acredita que telas sensíveis ao toque podem funcionar melhor do que joysticks para avaliar as habilidades de jogo dos porcos, então talvez veremos um futuro iPad projetado para animais - um iPig, talvez?

 

Enviar um comentário

0 Comentários